ONG internacional tem profissional da Masan em banca de júri


Notice: Trying to get property of non-object in /home/masanservicos/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 209

ONG Tunnel Lab – que tem sede na Califórnia, Estados Unidos – escolheu, na última sexta-feira, dia 30, o melhor projeto tecnológico produzido por jovens moradores de comunidades do Rio. Durante o mês de janeiro, adolescentes com idades entre 14 e 19 anos participaram do curso “Acelera Favela”, oferecido pela ONG, que teve como objetivo estimular o uso da tecnologia para sanar ou minimizar problemas que fazem parte do dia a dia dos jovens em suas comunidades. Além de compor a banca de júri, a Masan forneceu a alimentação dos alunos durante todo o curso.

O auditório da Universidade Estácio de Sá – unidade Centro, local onde aconteceram algumas aulas – foi também palco para a apresentação e teste dos cinco projetos desenvolvidos pelos alunos. Entre os protótipos criados, havia aplicativos para incentivo à cultura e para busca de prestadores de serviço, lixeira para descarte de resíduos orgânicos e curso de design de games. Após grande conversa entre os jurados, que eram representantes das empresas parceiras da ONG, o prêmio de R$ 5 mil foi dado ao grupo que desenvolveu uma solução para um problema bastante abordado atualmente: a crise hídrica.

“Nós criamos uma tela feita com saco de batata que é capaz de absorver a umidade do ar e consegue captar entre três e sete litros de água por dia. Esse é um dos maiores problemas das comunidades. Muitas vezes cheguei atrasada no curso porque tinha que sair para pegar água na casa do vizinho.”, disse a moradora da Rocinha Luana Gomes, de 17 anos, acrescentando que com o prêmio o grupo irá desenvolver mais protótipos.

Bastante emocionada com o fim e o sucesso do projeto, a cofundadora e diretora-executiva da ONG, Julia Moura, agradeceu o apoio da Masan ao curso. Segundo ela, sem a ajuda da empresa com a alimentação dos alunos, o projeto não aconteceria.

O diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios da Masan, Marco Antonio De Luca, parabenizou o trabalho desenvolvido pela ONG. “Em nome da Masan, parabenizo a ONG Tunnel Lab pelo curso oferecido. Todos os grupos desenvolveram excelentes trabalhos. Não haveria ninguém melhor que os próprios moradores para identificar os problemas das comunidades e elaborar soluções para eles. Desejo muito ver todos os projetos em execução e melhorando o dia a dia dos moradores”, afirmou.